terça-feira, 2 de junho de 2009

O Mercado de Trabalho

Olá, Quero compartilhar com você amigo leitor o contexto entre o mercado de trabalho o portador de síndrome de Down.
A mídia, nacional e internacional, tem exposto alguns exemplos de empregabilidade com bons resultados. É crescente o número de empresas de todo mundo que tentam cumprir sua responsabilidade social, através das Leis de cotas, que tentam garantir o ingresso, acesso e permanência no mercado de trabalho. Porém é conveniente apontar uma reflexão para a opinião pública sua consciência do que estamos falando. Precisamos sair dos modelos que implicam apenas a inclusão destas pessoas como uma obrigação legal, por assistencialismo e benemerência, mas reconhecer suas reais capacidades, competências e habilidades produtividade, como pessoa humana, em seu exercício de cidadania. O trabalho é um valor importante na vida humana de qualquer pessoa com ou sem deficiência, deve servir para enriquecer a pessoa, sua personalidade e nunca como fonte de discriminação e sofrimento. No caso das pessoas com síndrome de Down, o trabalho amplia seu campo de autonomia pessoal, suas relações sociais, sua capacidade produtiva, sua capacidade criativa, bem como sua identidade enquanto pessoa e satisfação pessoal consigo mesma. Contudo, o trabalho não é um fim em si mesmo, mas um meio vital de cumprir sua função social a que pertence. Em conseqüência, conseguir a inclusão da pessoa com síndrome de Down num trabalho formal é um magnífico e desejado desafio. Mas, este serviço deverá ser realizado com o adequado apoio. Podemos, dizer que uma empresa é inclusiva, na medida em que esteja implementando gradativamente as medidas efetivas dentro dos seis contextos de acessibilidade, ou seja, modificando-se para atender a diversidade humana. A pessoa com síndrome de Down precisará continuar seguindo sua formação laboral, como qualquer pessoa, mantendo sua forma física saudável, abrindo-se para outras realidades que enriqueçam sua personalidade, para isso precisa de tempo e desenvolvimento individual. Por isso o horário e tipo de emprego precisam ser compatíveis e flexíveis a sua realização destas atividades e encontrar dia a dia, um sentido a sua rica experiência. Muitas portas foram abertas, sabemos hoje que empregar uma pessoa com deficiência intelectual já é uma realidade possível, precisamos cada vez mais ganhar espaço e deixarmos nossos preconceitos e resistências para trás.
Fonte: http://br.monografias.com/trabalhos906/empregabilidade-da-pessoa/empregabilidade-da-pessoa.shtml

4 comentários:

  1. É de suma importancia que a sociedade veja que pessoas com Down tem plena capacidade e Trabalhar e apresentar um bom resultado para a empresa não apenas social. Seria bom que empresas quizessem empregar pessoas com Down não apenas por ser obrigatório ou "Filantrópico" mas porque por traz de rostos parecidos existem pessoas capacitadas e MARAVILHOSAS ansiosas por uma chance de mostrar que são capazes.

    ResponderExcluir
  2. Joseph Ragner A. F. Dantas18 de agosto de 2009 às 16:25

    Praicamente vocês são pioneiros no tratamento virtual dessa problemática. Estou dissertando meu trabalho de conclusão de curso acerca da inclusão no mercado de trabalho dos portadores de Síndrome de Down, e existe uma escassez muito grande na temática. Estão de Parabéns e espero contar com a ajuda, com o belíssimo trabalho de vocÊs.

    ResponderExcluir
  3. Bom tenho apenas 15 anos nao sei de muita coisa da vida ;mas mesmo assim ja percebi que esse preconceito não com só os downs mas de qualquer tipo ja passou da hora de acabar até quando vamos viver em um mundo desigual onde pessoas com deficiencias tem oportunidades pelo fato de existir leis obrigando a oferecer as talz =/
    OBS: O trabalho q voces fazem é uma porta de entrada a um novo mundo sem precoonceitos :D

    ResponderExcluir
  4. Estou na fase da conlusão de curso. Preciso de textos relacionados a Sindrome de Down: Do legal ao Real, na perspectiva da inclusão no campo do trabalho, Obrigado.

    antonio.angelosd@hotmail.com

    ResponderExcluir