Olá, Para aprofundarmos nossos conhecimentos .
Não poderíamos deixar de definir o Marketing Social.
Marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.
Marketing Social pode ser definido como a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adoção de atitudes,comportamentos e práticas individuais e coletivas, orientaacordo com preceitos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos. O Marketing Social utiliza de técnicas mercadológicas e de conhecimentos, para adaptar-se a condição de que pode promover o bem estar social. Trabalha-se com metas claramente definidas, objetivos, metas mensuráveis, avaliações quantitativas e qualitativas, além de desenvolvimento de tecnologias sociais para segmentos específicos. Desta maneira o Marketing Social busca criar um conceito das inovações sociais que pretende introduzir, implementando estratégias, criando e planejando, além de executar as campanhas de comunicação para satisfazer necessidades que não estão sendo atendidas, estabelecendo novos paradigmas sociais.
Segue Abaixo a definição dos Senhorer do Saber:
KOTLER, Philip & ROBERTO, Eduardo L. Defendem o conceito em seu livro: Marketing Social - Estratégias para Alterar o Comportamento Público. Rio de Janeiro, Campus, 1992
“O termo marketing social apareceu pela primeira em 1971, para descrever o uso de princípios e técnicas de marketing para a promoção de uma causa, idéia ou comportamento social. Desde então, passou a significar uma tecnologia de gestão da mudança social, associada ao projeto, implantação e controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma idéia ou prática social em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo”.
Muitas empresas hoje estão ultilizando do makerting social como estratégia para fortalecimeto da marca, realizando parcerias com entidades, institutos, apoiando projetos sociais.
ResponderExcluirPedro Cavalcante
É ótima a iniciativa de empresas para esse tipo de marketing. Além de fidelizar os clientes, ajudam instituições que precisam dessa atitude!
ResponderExcluirParabéns para equipe!!!
Nina