quinta-feira, 11 de junho de 2009

O QUE É O MARKETING SOCIAL ?

Olá, Para aprofundarmos nossos conhecimentos .
Não poderíamos deixar de definir o Marketing Social.
Marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição. Marketing Social pode ser definido como a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adoção de atitudes,comportamentos e práticas individuais e coletivas, orientaacordo com preceitos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos. O Marketing Social utiliza de técnicas mercadológicas e de conhecimentos, para adaptar-se a condição de que pode promover o bem estar social. Trabalha-se com metas claramente definidas, objetivos, metas mensuráveis, avaliações quantitativas e qualitativas, além de desenvolvimento de tecnologias sociais para segmentos específicos. Desta maneira o Marketing Social busca criar um conceito das inovações sociais que pretende introduzir, implementando estratégias, criando e planejando, além de executar as campanhas de comunicação para satisfazer necessidades que não estão sendo atendidas, estabelecendo novos paradigmas sociais.
Segue Abaixo a definição dos Senhorer do Saber:
KOTLER, Philip & ROBERTO, Eduardo L. Defendem o conceito em seu livro: Marketing Social - Estratégias para Alterar o Comportamento Público. Rio de Janeiro, Campus, 1992
“O termo marketing social apareceu pela primeira em 1971, para descrever o uso de princípios e técnicas de marketing para a promoção de uma causa, idéia ou comportamento social. Desde então, passou a significar uma tecnologia de gestão da mudança social, associada ao projeto, implantação e controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma idéia ou prática social em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo”.

2 comentários:

  1. Muitas empresas hoje estão ultilizando do makerting social como estratégia para fortalecimeto da marca, realizando parcerias com entidades, institutos, apoiando projetos sociais.

    Pedro Cavalcante

    ResponderExcluir
  2. É ótima a iniciativa de empresas para esse tipo de marketing. Além de fidelizar os clientes, ajudam instituições que precisam dessa atitude!

    Parabéns para equipe!!!

    Nina

    ResponderExcluir